Creche

Fotografia principal Creche

Liberdade… as crianças são livres para escolher e aprender dentro de um ambiente preparado.

«Nenhum problema social é tão universal quanto a opressão da criança… ela precisa de tocar e explorar os objetos para depois poder reconhecê-los.»
Maria Montessori

As famílias, com a evolução da sociedade, alteraram-se substancialmente, tendo existido uma quebra na rede de apoio familiar e um predomínio das famílias nucleares em detrimento das famílias alargadas. Estes fenómenos sociais têm provocado mudanças estruturais nas famílias, tendo estas sido obrigadas a procurar soluções complementares para os cuidados das crianças. Neste contexto, a Creche assume um papel determinante para uma efetiva e harmoniosa conciliação entre a vida familiar e profissional das famílias.

O Colégio Madre Isabel Larrañaga abriu a sua Creche em 2018, onde acolhe crianças dos 4 aos 36 meses distribuídas por três salas de atividades: Berçário (dos 4 meses até à aquisição da marcha), Sala de 1 Ano e Sala dos 2 Anos. Para além destas salas possui um recreio exclusivo e uma sala polivalente onde as crianças poderão brincar nos dias chuvosos.

Pretendemos prestar um serviço de excelência e adequado às exigências do mundo atual, mas que se centra sobretudo na promoção do desenvolvimento de cada criança com um ser único e individual.

Ambicionamos proporcionar às nossas crianças experiências de aprendizagem, onde a independência e a atitude positiva estejam na base de tudo e sempre associadas à aprendizagem. A Creche MIL é o local onde a criança começa a desenvolver a sua autonomia e independência, através de competências de autoajuda. Todas as expressões artísticas (música, plástica e dramática) são experienciadas quer em ambiente interior, quer em ambiente exterior (este último é sempre a extensão das nossas salas de atividade).

Acreditamos e pautamos o nosso trabalho com o lema “Ser Feliz” e, nesta perspetiva, a nossa Creche assume-se como um espaço distinto no que diz respeito à exploração livre e criativa. Fundamentamos a nossa prática em duas metodologias que se centram na criança: Modelo High/Scope e Pedagogia Montessori. Esta conjugação de metodologias dão resposta às orientações Pedagógicas para a Creche que acreditamos serem as imprescindíveis para o desenvolvimento harmonioso das nossas crianças.

Roda de Aprendizagem Creche

O Modelo High/Scope é de uma extrema importância para nós, na medida em que centra a sua prática pedagógica no desenvolvimento natural da criança, com um enfoque nas perspetivas intelectuais, socais e emocionais. Vemos sempre a criança como um aprendiz ativo no processo, e que aprende melhor a partir de atividades que ela mesmo planeia e sobre as quais reflete. As rotinas diárias também assumem um papel de larga importância na nossa Creche, uma vez que ajuda as crianças a estruturar o seu dia e a sentirem-se mais confortáveis e seguras (conseguem antecipar acontecimentos).

A Pedagogia de Montessori tem princípios que consideramos fundamentais à nossa prática, uma vez que atua em quatro grandes pilares: linguagem, matemática, socialização e mundo sensorial. Entre os 4 e os 36 meses, os sentidos são essenciais como veículo promotor de novas aprendizagens. Os nossos espaços são adequados às devidas faixas etárias, onde as crianças têm à sua disposição um ilimitado número de materiais que podem explorar livremente (de forma individual ou em grupo). A autonomia é outro dos pilares que consideramos fundamental e, como tal, pretendemos que as crianças consigam não só cuidar de si, mas sejam intervenientes ativos com os pares (tutoria de pares) e com o ambiente que as rodeia.

Como Educadores assumimos o papel de facilitador e mediador em todo o processo de aprendizagem, na medida em que apoiamos “escolhas” e a “resolução de problemas”, não existindo para nós um padrão de aprendizagens. Ou seja, cada criança tem os seus interesses e o seu ritmo, que são influenciados pelas suas experiências.

A mensalidade inclui:
– Acompanhamento técnico e pedagógico por parte de uma Educadora de Infância entre as 09h00 e as 17h00;
– Almoço (sopa + conduto + fruta);
– Atividades: estimulação sensorial, linguagem, educação artística, educação musical, horta pedagógica, sessões de psicomotricidade;

A mensalidade não inclui:
– Lanches (manhã e tarde);
– Produtos de higiene pessoal da criança;